Quarentuna de Coimbra
2024
As nossas memórias
GUARDA
17 de fevereiro
Respondendo ao convite de um grupo de farmacêuticos do centro do país, a Quarentuna animou uma reunião/convívio no Restaurante O Pipas, na Guarda.
MEALHADA
IV Gala School Talents
6 de abril
Evento organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Mealhada, um momento cultural único com alunos e respetivos familiares, contou com a nossa participação num momento dedicado à música.

GAIA
Douro Reserva
7 e 8 de junho
O Encontro de Tunas Veteranas e Quarentunas contou uma vez mais com a nossa presença, entre muitas outras, evento que a Tuna Veterana da Universidade Portucalense organiza anualmente e que tem tido lugar num local de passagem de muitos turistas que visitam a cidade do Porto: o cais de Gaia!
Desta vez o tempo pregou uma partida aos organizadores e às tunas, interrompendo a chuva a dada altura o espetáculo, realizado sempre no exterior, não tendo a Quarentuna e outras tunas conseguido atuar. Restou o convívio e a confraternização.

RETIRO
Mealhada
14 a 16 de junho
Este ano reunimos perto da Mealhada, num local aprazível, no meio rural, mas com excelentes condições.
Como habitualmente, convivemos e trabalhámos o nosso repertório e o tema de homenagem ao maestro Augusto Mesquita, o nosso homenageado do próximo Quadragésimo.


CASTANHEIRA DE PERA
Comemoração do 110º aniversário da localidade
6 de julho
A presença da Quarentuna nas Festas do Concelho de Castanheira de Pera torna-se um hábito. Efetivamente, nos últimos anos marcamos lugar no palco de espetáculos que a Câmara Municipal organiza.
Sempre muito bem recebidos, tratamos de ir ao encontro do que se espera de nós e oferecer ao público momentos de boa música.

SOBREIRO (Condeixa)
Festas em Honra de Santa Ana
28 de julho
O salão da Comissão de Festas do Sobreiro encheu-se para o jantar e assistir ao nosso espetáculo.
Não sendo a primeira vez que aqui viemos. o público parecia saber com o que contava e acompanhou entusiasticamente a nossa atuação.

O Epicentro Coimbra assume-se como um sismógrafo cultural da Região Centro e na sua programação de verão na Baixa de Coimbra levou a efeito o ciclo Verão a 2 Tempos.
A Quarentuna de Coimbra participou neste evento de revitalização da Baixa, dando assim o seu contributo para que, cada vez mais, esta zona da cidade tenha cada vez mais pessoas a circular por ali.


FERROL (Galiza)
I Citânia
13 a 15 de setembro
A Citânia é um novo circuito ibérico de tunas veteranas, criado este ano, com o objetivo de reunir grupos de tunas do noroeste peninsular. Esta primeira edição levou-nos até Ferrol, cidade galega no norte da província da Corunha, tradicionalmente virada para as atividades marítimas, através do porto de pesca e comercial, estaleiros civis e militares, instalações da Marinha e praias muito procuradas.
O convite partiu da Tuniña Veterana Gaia, justamente de Ferrol.


PAMPILHOSA
V Pampitunas
27 de setembro
Fruto de um acordo tácito com a GEDEPA, na véspera do Quadragésimo rumamos à Pampinhosa do Botão para oferecer um espetáculo às pessoas daquela vila, que decorre no Pátio da bonita Casa Quinhentista. Após a habitual magnífica receção com um jantar superiormente organizado, a Quarentuna de Coimbra e a de Oviedo animaram o serão, sempre muito concorrido e apreciado.



COIMBRA
XIII Quadragésimo
28 de setembro
Por motivos alheios à nossa vontade, e de forma algo inusitada, a CMC remeteu-nos para as escadas de S. Tiago, impedindo-nos de utilizar o espaço habitual nos últimos anos: a Praça 8 de Maio.
Ainda assim, o público esteve presente em grande número para ouvir os convidados da Cuarentuna de Oviedo e da Tuna Veterana da Universidade Portucalense, e assistir à homenagem ao maestro Augusto Mesquita, autor do tema que interpretámos: Coimbra Balada.


LA CORUÑA
III Encuentro International de Tunas Veteranas
1 e 2 de novembro
A convite da Tuna de Veteranos de La Coruña, participámos no seu III Encontro juntamente com a Paleotuna de Ingenieria de la UNAM, do México, e os Troyanos de Compostela, de Santigo. Foram dois dias de estreitamento de relações de amizade, especialmente com a tuna anfitriã que pela segunda vez nos convida a estar presente em iniciativas suas.

COIMBRA
IPO
21 de dezembro
O tempo é de solidariedade, embora não deva ser reduzido a esta data. Respondendo a uma solicitação do IPO de Coimbra, ao final da manhã do dia 21 de dezembro, fomos tocar umas modas para todos aqueles que se encontravam internados naquele estabelecimento de saúde.
Ficaram-nos gratos e nós também!


COIMBRA
XV Aniversário
21 de dezembro
Vindos da atuação no IPO, festejámos com as nossas famílias os 15 anos de vida que já leva a Quarentuna de Coimbra.
Longa vida é o que desejamos.
