Quarentuna de Coimbra
2025
As nossas memórias
FAMALICÃO (Guarda)
16 de março
Atuação na pequena localidade de Famalicão, do Concelho da Guarda, num pequeno auditório com público sénior que acompanhou com interesse a atuação e sublinhou com aplausos o nosso desempenho.
JUNCAL (Porto de Mós)
Centenário do 1º grupo musical do Juncal
10 de maio
O centenário do grupo de música do Juncal, fundado em 1925, foi celebrado no Salão Paroquial com a nossa presença, perante uma casa cheia e um público entusiasta.


GAIA
Porto Reserva
6 e 7 de junho
Anunciava a tuna organizadora que, como um bom vinho, cada edição do Douro Reserva é fruto de uma colheita única. Esta deslocação para participar no festival dos nossos companheiros da Tuna de Veteranos da Universidade Portucalense, a que vamos desde a primeira hora, sabe sempre como se fosse a primeira!
É uma iniciativa com um grande ambiente de festa assente numa enorme confraternização.



GÓIS
Retiro
27 a 29 de junho
Como vem sendo hábito, agendámos o nosso retiro para, longe de eventuais distrações, podermos preparar os temas que vamos apresentar no nosso festival — o Quadragésimo —, agendado para 19 e 20 de setembro. Além do apronto que temos de dar às músicas, é também uma jornada de grande convívio entre nós.

CASTANHEIRA DE PERA
Festas da Vila
5 de julho
A Quarentuna de Coimbra foi uma vez mais convidada para fazer parte do programa de festas de Castanheira de Pera — as comemorações do 111º aniversário do Concelho. Entre grandes nomes do panorama musical português, e não só, atuámos no sábado, dia 5, no Auditório da Praça Notabilidade.

POUCA PENA (Soure)
Festa em Honra de Nossa Srª das Graças
18 de julho
A pequena localidade de Pouca Pena festeja com pompa e circunstância a sua padroeira. Festa rija com um programa que não descura o tradicional bailarico com as bandas musicais do momento.
Muito bem recebidos, e tratados, apresentámos o nosso espetáculo para todos os que já se preparavam para um pezinho de dança logo a seguir.

PAMPILHOSA
VI Pampitunas
19 de setembro
Já é tradição e o Quadragésimo começa aqui!
Pela mão da GEDEPA, a Quarentuna de Coimbra leva até Pampilhosa as tunas convidadas que vêm de fora do país. Este ano foram as duas que vieram de Espanha e que no dia seguinte desfilaram em Coimbra, a par das tunas portuguesas convidadas.
Sempre recebidos de forma magnífica, os elementos daquela associação tudo fazem para nada faltar aos nossos convidados que, em compensação, se entregam de alma e coração na animação que proporcionam às dezenas de pessoas que todos os anos se deslocam à Casa Quinhentista para assistir no terreiro à participação das tunas.


COIMBRA
XIV Quadragésimo
20 de setembro

Foi, indiscutivelmente, um dos Quadragésimos mais emotivos!
Seja pela vinda de um homenageado que é uma referência nacional, neste caso como poeta, seja pela participação de duas tunas femininas, condição difícil de assegurar devido à sua rara existência no mundo das tunas veteranas, os astros premiaram o nosso trabalho e entrega com estas presenças.
As tunas veteranas proporcionaram um bonito espetáculo ao final da tarde, que contou novamente com uma praça cheia de pessoas, tendo a maioria delas arredado pé apenas quando terminou.


GUIMARÃES
II Citânia
24 e 25 de outubro
O Citania é um festival de Tunas Veteranas do Noroeste Peninsular, cuja organização fica a cargo de uma das tunas que se localiza entre o Mondego e a parte mais setentrional da Galiza, sendo realizado uma vez por ano. A cidade de Ferrol, na Galiza, acolheu o festival em 2024, e este ano coube a Guimarães e à Tuna Antiga Vimaranense, serem os anfitriões. O evento reuniu cerca de 100 músicos que, durante o fim-de-semana, alegraram alguns espaços da cidade e proporcionaram um espetáculo no Teatro Jordão. Foi uma grande jornada de convívio entre veteranos!



FOZ DE AROUCE (Lousã)
8 de novembro
A Casa do Povo de Foz de Arouca encheu para desfrutar do programa organizado pelo Grupo de Marchas que pretendeu angariar fundos para as suas atividades. A Quarentuna de Coimbra foi convidada a animar o período a seguir ao jantar, e durante cerca de 90 minutos percorreu o seu repertório para satisfação evidente de quem esteve presente.
