Quarentuna de Coimbra
2018
As nossas memórias
COIMBRA
Feira Cultural
9 de Junho
O evento começa a ganhar raízes e parece ter vindo para ficar. A participação da Quarentuna de Coimbra também. Este ano, uma vez mais, associámo-nos à iniciativa e atuámos no palco principal, numa tarde marcada pela chuva mas que, há hora da nossa atuação, parou! Pareceu-nos um pequeno milagre!


VILA DO CONDE
Festa de Verão Alumni da UP
16 de Junho
Numa iniciativa a todos os títulos fantástica, a Festa de Verão Alumni da Universidade do Porto junta anualmente cerca de 500 antigos alunos daquela instituição do ensino superior. Este ano, o convívio foi no polo de Vairão, no concelho de Vila do Conde, e a Quarentuna foi convidada a dar o seu contributo para a animação da festa que, para além dos grupos convidados, reune as secções do Orfeão Universitário do Porto. Assim, desde o fado à música tradicional, dos coros ao convívio final, respira-se um ambiente de festa!


CASTANHEIRA DE PERA
Festas do Concelho
30 de Junho
A convite da Câmara Municipal de Castanheira de Pera atuámos na abertura do programa das festas.
Começou mal o final da tarde, com a derrota de Portugal frente ao Uruguai, a contar para o Mundial, jogo a que assistimos na fan zone em Castanheira de Pera. No entanto, depois de jantar, esquecida de desilusão, a Quarentuna subiu a palco e animou o público que esperava no recinto pela nossa atuação.



GAIA
Douro Reserva
6 e 7 de Julho
E lá estivemos outra vez, num fim de semana exigente, com a cidade do Porto como cenário, no evento organizado pela Tuna Veterana da Universidade Portucalense, grupo com quem mantemos uma grande afinidade porque comungamos de ideias muito semelhantes enquanto embaixadores da amizade e da boa disposição, para além do gosto pela música, claro.
No segundo dia, mais dedicado ao público, as tunas foram-se sucedendo no palco montado na Praça Ramos Pinto, ali bem junto ao rio Douro, desfiando as suas cantigas e alegrando quem parava para as escutar.
Mais tarde, à volta de um porco assado no espeto, os grupos deram continuidade a essa boa disposição e o convívio durou até às tantas. É sempre com muito gosto que vimos aqui!




COIMBRA
VIII Quadragésimo
15 de Setembro

Pelo oitavo ano consecutivo a Quarentuna de Coimbra organizou o Quadragésimo, contando para isso com o apoio da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da Câmara Municipal de Coimbra. Este ano, para além na Qurentuna e dos nossos amigos da Corunha, tivemos a presença da Tuna Veterana do Porto e a insubstituível Tuna Veterana da Universidade Portucalense.
O homenageado deste ano foi António Vicente, nome incontornável do mundo das tunas. Nos anos 80 criou vários temas que muitas gerações de estudantes universitários, e não só, cantaram e ainda hoje são cantados. Dada a dificuldade em escolher um tema, resolveu a Quarentuna de Coimbra fazer uma rapsódia com alguns dos temas mais simbólicos e assim nasceu a... Vicentada!
COIMBRA
IX Aniversário
15 de Dezembro
Como vem sendo hábito, festejámos mais um aniversário na Associação Recreativa da Casa Branca, local que tem sido o nosso ponto de encontro para os ensaios mensais. Juntaram-se os quarentunos e as respetivas famílias porque, para além do aniversário, a próximidade do Natal é também um bom motivo para a reunião.
