top of page

2017
As nossas memórias

COIMBRA

Apresentação do CD do Dr. Fernando Rolim

25 de Março

Convidada pelo autor a participar no seu novo trabalho discográfico, a Quarentuna de Coimbra aceitou honradamente o desafio e preparou os temas Ondas do mar — já tocado no IV Quadragésimo, evento que homenageámos este cantor — e Vira de Coimbra para o acompanhar. Depois de gravação em estúdio seguiu-se uma apresentação pública em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, onde interpretámos com o Dr. Fernando Rolim o tema Ondas do mar.​ Fica para a história a colaboração com um nome maior do Fado de Coimbra.

COIMBRA

Comemoração do 25 de Abril

25 de Abril

Como tem sido hábito, a convite da Câmara Municipal de Coimbra, através do Pelouro da Cultura, a Quarentuna de Coimbra rumou à Baixa na tarde do dia 25 de Abril para participar num espetáculo comemorativo da efeméride. Subimos a palco para interpretar meia dúzia de temas, escolhendo compositores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Luís Goes e Manuel Alegre, nomes intimamente ligados a Abril.

SEROA (Paços de Ferreira)

Encontro de Quarentunas

29 de Abril

A convite da Tuna Veterana da Universidade Portucalense, organizadora deste Encontro de Quarentunas por solicitação da Junta de Freguesia de Serôa, fizemos deslocar uma pequena delegação ao norte do país para ajudar a abrilhantar o evento.

SOPÓ (Colômbia)

III Festival Internacional de Tunas de Sopó

24 a 29 de Maio

O convite para nos deslocarmos à Colômbia surgiu em 2015, aquando da nossa ida a Morelia (no México), e foi com grande entusiasmo que desde logo calendarizámos a nossa participação em 2017.

Sopó é um município e cidade da Colômbia no departamento de Cundinamarca. Está localizada 40 km a norte de Bogotá, a capital.

Estas viagens implicam alguns sacrifícios pessoais e, por consequência, nem sempre conseguimos fazer deslocar um número grande de elementos. Depois de verificar que a qualidade mínima da nossa representação estaria assegurada, aceitámos o convite com a ida de 7 elementos.

Esta viagem foi uma grande experiência, onde o convite para voltarmos em 2019 nos deixou bastante satisfeitos.

Clique nas fotos para aumentar

MARCO DE CANAVESES

50º Aniversário da AAOUP

10 de Junho

A Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Porto comemorava 50 anos e um dos seus organismos, a Tuna Veterana do Porto, convidou a Quarentuna de Coimbra e a Tuna Veterana da Universidade Portucalense para participar num arraial a decorrer na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canavezes. Foi portanto num ambiente campestre, num local aprazível, inundado de sombra, que se realizaram o almoço e as atividades lúdicas.​ A Quarentuna participou com muito agrado nesta iniciativa anual levada a cabo por uma das poucas tunas de veteranos portuguesas.

COIMBRA

Feira Cultural de Coimbra

11 de Junho

No dia seguinte à atuação em Marco de Canavezes, estivemos na Feira Cultural, em mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra a que, como habitualmente, nos associamos.

2DSC_0211
3DSC_0220
1DSC_0208
DSC_0210
DSC_0221
DSC_0226
DSC_0225

Clicar nas setas de lado para mudar a foto

GAIA

Porto Reserva

7 e 8 de Julho

Correspondendo ao sempre amável convite da Tuna Veterana da Universidade Portucalense, fomos até Gaia de acabámos a noite no Porto. É sempre um dia festivo participar neste evento e rever velhas caras e conhecer novas pessoas.

COIMBRA

VII Quadragésimo

9 de Setembro

A sétima edição do Quadragésimo trouxe até Coimbra as Tunas Veteranas da Universidade de Aveiro, (pela segunda vez), a Portucalense (totalista nas presenças deste festival), e os Antigos Tunos Compostalanos, de Santiago de Compostela, caloiros nesta festa que a Quarentuna de Coimbra organiza com o imprescindível apoio da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da Câmara Municipal de Coimbra.

 

Homenageámos, pela primeira vez, alguém de fora da Canção de Coimbra. Cientes de outras meritórias personagens que merecem da nossa parte todo o respeito pelo trabalho efetuado em prol da música de Coimbra, elegemos o Prof. Doutor Nelson Borges como alvo de todos os olhares naquele momento em que subiu ao palco também para cantar connosco o refrão de Folguedos, uma das muitas músicas que ajudou a que não caíssem no esquecimento, através do Grupo Folclórico de Coimbra de que é mentor.

CORUNHA

25º Aniversário da Tuna de Veteranos de La Coruña

18 de Outubro

A Tuna de Veteranos da Corunha já tinha estado no Quadragésimo por duas vezes. De ambas as ocasiões ficou um sentimento de amizade recíproco que nos impediu de responder negativamente ao convite lançado pelos nossos irmãos galegos para participar no seu 25º Aniversário, apesar de isso obrigar a uma viagem de 400 km a meio da semana. Conseguimos reunir apenas sete elementos para marcar presença nas quase 24 horas em que permanecemos na bonita cidade da Corunha. E como valeu a pena o nosso esforço! O Teatro Rosalía de Castro, com capacidade para 700 pessoas, esgotou! Um espaço lindíssimo a que as fotos não fazem justiça. A receção do público foi absolutamente fantástica e o convívio com os nossos companheiros e amigos, inesquecível! Daqui resultou uma geminação que havemos de concretizar proximamente e que será devidamente sublinhada.

ANIVERSÁRIO

16 de dezembro

Dezembro, mês de aniversário e de reunir a família numa altura em que já cheira a Natal. Esta reunião marca também o final das atividades do respetivo ano.

a2.jpg
bottom of page