2  0  1  7

As nossas memórias

COIMBRA (Pavilhão Centro de Portugal)

Apresentação do CD do Dr. Fernando Rolim

25 de Março

Convidada pelo autor a participar no seu novo trabalho discográfico, a Quarentuna de Coimbra aceitou honradamente o desafio e preparou os temas "Ondas do mar" — já tocado no IV Quadragésimo, evento que homenageámos este cantor — e "Vira de Coimbra" para o acompanhar. Depois de gravação em estúdio seguiu-se uma apresentação pública em Coimbra, onde interpretámos com o Dr. Fernando Rolim o tema "Ondas do mar".

Fica para a história a colaboração com um nome grande do Fado de Coimbra.

COIMBRA

Comemoração do 25 de Abril

25 de Abril

Como tem sido hábito, a convite da Câmara Municipal de Coibra, através do Pelouro da Cultura, a Quarentuna rumou à Baixa na tarde do dia 25 de Abril para participar num espetáculo comemorativo da efeméride. Subimos a palco para interpretar meia dúzia de temas, escolhendo compositores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Luis Goes e Manuel Alegre, nomes intimamente ligados a "Abril".

SEROA (Paços de Ferreira)

Encontro de Quarentunas

29 de Abril

A convite da Tuna Veterana da Universidade Portucalense, organizadora deste Encontro de Quarentunas por solicitação da Junta de Freguesia de Serôa, fizemos deslocar uma pequena "delegação" ao norte do país para ajudar a abrinlhantar o evento.

SOPÓ (Colômbia)

III Festival Internacional de Tunas de Sopó

24 a 29 de Maio

O convite para nos deslocarmos à Colômbia surgiu em 2015, aquando da nossa ida a Morelia (no México), e foi com grande entusiasmo que desde logo calendarizámos a nossa participação em 2017. Estas viagens implicam alguns sacrifícios pessoais e, em consequência, nem sempre conseguimos fazer deslocar um número grande de elementos. Depois de verificar que a qualidade mínima da nossa representação estaria assegurada, aceitámos o convite com a ida de 7 elementos.

Esta viagem foi uma grande experiência, onde o convite para voltarmos em 2019 nos deixou bastante satisfeitos.

Confraternização
Bogotá
Interior da Catedral de Sal
1ª Maravilha
Com a Tuna Mayor de Arequipa (Perú)
Interior da Catedral de Zipaquirá
Catedral de Zipaquirá
Santuário do Senhor da PedraDSC_9226
Vista do palco
Show More

MARCO DE CANAVESES

50º Aniversário da AAOUP

10 de Junho

MARCO DE CANAVESES

50º Aniversário da AAOUP

10 de Junho

A Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Porto comemorava 50 anos e um dos seus organismos, a Tuna Veterana do Porto, convidou a Quarentuna de Coimbra e a Tuna Veterana da Universidade Portucalense para participar num arraial a decorrer na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canavezes. Foi portanto num ambiente campestre, num local aprazível, inundado de sombra, que se realizaram o almoço e as atividades lúdicas.

A Quarentuna participou com muito agrado na organização de uma das poucas tunas de veteranos portuguesas, sendo muito positivos estes momentos de partilha e convívio.

COIMBRA

Feira Cultural de Coimbra

11 de Junho

No dia seguinte à atuação em Marco de Canavezes, estivemos na Feira Cultural, uma edição da Câmara Municipal de Coimbra aque, como habitualmente, nos associámos.

2DSC_0211
3DSC_0220
1DSC_0208
DSC_0210
DSC_0221
DSC_0226
DSC_0225

Clicar nas setas de lado para mudar a foto

GAIA

Porto Reserva

7 e 8 de Julho

Respondendo ao sempre amável convite da Tuna Veterana da Universidade Portucalense, fomos até Gaia de acabámos a noite no Porto. É sempre um dia festivo participar neste evento e rever velhas e novas caras.

COIMBRA

VII Quadragésimo

9 de Setembro

A sétima edição do Quadragésimo trouxe até Coimbra as Tunas Veteranas da Universidade de Aveiro (pela segunda vez) e Portucalense (totalista nas presenças deste festival), e os Antigos Tunos Compostalanos, de Santiago de Compostela, "caloiros" nesta festa que a Quarentuna de Coimbra organiza com o imprescindível apoio da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da Câmara Municipal de Coimbra.

Esta edição teve momentos que fugiram ao que vem sendo habitual e que, parece, surpreendeu alguns dos espetadores. Desde logo o facto de a Quarentuna ter sido o primeiro grupo a atuar, tendo feito uma entrada em palco com um grupo de gaiteiros da própria Quarentuna.

Depois porque homenageámos, pela primeira vez, alguém de fora da Canção de Coimbra. Cientes de outras meritórias personagens que merecem da nossa parte todo o respeito pelo trabalho efetuado em prol da música de Coimbra, elegemos o Prof. Doutor Nelson Borges como alvo de todos os olhares naquele momento em que subiu ao palco também para cantar connosco o refrão de "Folguedos", uma das muitas músicas que ajudou a que não caíssem no esquecimento.

CORUNHA

25 Aniversário da Tuna de Veteranos de La Coruña

18 de Outubro

A Tuna de Veteranos da Corunha já tinha estado em Coimbra, por altura do Quadragésimo, por duas vezes. Em 2012 e 2014. De ambas as ocasiões ficou um sentimento de amizade recíproco que nos impediu de responder negativamente ao convite lançado pelos nossos irmãos galegos para participar no seu 25º Aniversário, apesar de isso obrigar a uma viagem a meio da semana. Conseguimos reunir apenas sete elementos para marcar presença nas quase 24 horas em que permanecemos na bonita cidade da Corunha. E como valeu a pena o nosso esforço! O Teatro Rosalía de Castro, com capacidade para 700 pessoas, esgotou! Um espaço lindíssimo a que as fotos não fazem justiça. A receção do público foi absolutamente fantástica e o convívio com os nossos companheiros e amigos inesquecível! Daqui resultou uma geminação que havemos de concretizar proximamente e que será sublinhada devidamente.

© 2012 Quarentuna de Coimbra

  • w-facebook
  • w-youtube

Siga-nos em

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now