2  0  1  5

As nossas memórias

SERRAZINA (Condeixa)

Entre capas e batinas: noite cultural

21 de Março



A Associação da Serrazina e a sua Comissão de Festas endereçaram à Quarentuna de Coimbra o convite para animar uma noite cultural, ideia que aceitámos de bom grado. Foi um serão muito agradável, num ambiente francamente acolhedor, para o qual muito contribuiu toda a ambiência criada e os belos petiscos que foram servidos. É inegável que sabem muito bem estas atuações em locais mais pequenos mas onde a proximidade com o público é muito maior.



COIMBRA

Feira Cultural de Coimbra

30 de Maio



A Câmara Municipal de Coimbra voltou a apresentar, entre 30 de maio e 7 de junho de 2015, a Feira Cultural de Coimbra, festa cultural que reuniu o livro, o artesanato, as artes plásticas, as artes performativas, as edições musicais, a gastronomia, bem como algumas representações oficiais de relevo de Coimbra, que materializam o pulsar institucional da cidade. A Quarentuna de Coimbra foi convidada a participar neste evento e, no dia da inauguração, animou o espaço junto à zona dos restaurantes.



 



PORTO

Porto Reserva - Festival da Tuna Veterana da Universidade Portucalense

27 de Junho



Os nossos amigos da Tuna Veterana da Universidade Portucalense organizaram uma vez mais um evento onde reuniram tunas veteranas e tunas académicas. Além da presença da Portucalense e da Quarentuna, saúda-se o nascimento de mais uma Tuna de Veteranos: a de Aveiro! Sobem assim para 5 as Quarentunas em Portugal.

 

Depois de um bem regado porco no espeto com que a malta da casa presenteou os grupos, fomos descendo rumo à Ribeira, local onde os grupos tocavam à noite. Foi assim, num cenário grandioso, onde pontificava a Ponte D. Luis e a Serra do Pilar ao fundo, que as várias tunas apresentaram os temas que prepararam para um público que enchia as esplanadas ali em redor.



COIMBRA

V Quadragésimo

4 e 5 de Setembro



Ano após ano, a Quarentuna tem conseguido consolidar o Quadragésimo. A Junta de Freguesia dos Olivais, parceira indispensável nesta aventura desde 2011, através da visão dos seus sucessivos responsáveis, tem dado uma ajuda importante num evento que é já uma marca. E alegra-nos o facto de termos um parceiro que, correndo ao nosso lado, reparte connosco os riscos da organização.

 

 



 

Este ano, o espetáculo principal foi ao ar livre na Praça Heróis do Ultramar, junto ao Pavilhão Multidesportos, na Solum. Os deuses deram uma mãozinha e a noite esteve fantástica, o que ajudou a dar brilho a todos os grupos que passaram pelo palco montado expressamente para o efeito.

 

Depois do grupo de fados Praxis Nova ter aberto as hostilidades, seguiu-se a Tuna Veterana da Universidade de Aveiro, depois os convidados vindos de Espanha — a Cuarentuna Universitaria de Málaga, a Tuna de Veteranos da Universidade Portucalense e, finalmente, a encerrar a noite, a Quarentuna de Coimbra.

 

No ano em que o Quadragésimo atingiu uma mão cheia de edições, o homenageado do Festival foi um guitarrista — o Dr. Octávio Sérgio. Com ele tocámos o tema Balada de Outono, de autoria de José Afonso mas a que o mestre Octávio Sérgio emprestou a sua criatidade enquanto compositor, tendo feito os arranjos. 

 

Uma palavra para o público presente que esgotou os lugares sentados que foram disponibilizadas, tendo algumas dezenas as pessoas assistido em pé a mais esta edição do Quadragésimo.



MORELIA (México)

VI TunaFest

25 a 27 de Setembro



Esta foi a primeira grande viagem da Quarentuna, e logo a outro continente! Apesar dos 3 dias do VI TunaFest, a convite da organização fomos 2 dias mais cedo para ter oportunidade de visitar alguns locais de interesse. Apesar da hora tardia a que aterrámos na Cidade do México, ficou visível que o nível de simpatia dos anfitriões mexicanos que nos esperavam estava acima da média.

 

Na nossa memória ficaram registadas imagens que dificilmente esqueceremos, tanto pela beleza de locais que visitámos,  como da extrema simpatia e generosidade das gentes que fomos encontrando.

Catedral de Morelia
Catedral de Morelia
Museu de Artesanato
Cuitzeo
Cuitzeo
Cuitzeo
Cuitzeo
Visitas
Indaparapeo
De barco
Ilha de Janitzio
Ilha de Janitzio
TunaFest

(Clicar na foto maior para ver as seguintes e ler a respetiva legenda)

Agradecemos à Câmara Municipal e à Universidade de Coimbra as pequenas lembranças que disponibilizaram para oferecermos às tunas mexicanas; fizémo-lo num gesto que entendemos como uma singela retribuição por toda a simpatia e amizade de que fomos alvo. Esperamos retribuir em breve quando a  Cuarentuna de Morelia visitar a Europa e passar por Coimbra.

SANTIAGO DE COMPOSTELA (Espanha)

II Encontros Troianos en Compostela

6 e 7 de Novembro



Organizado pelo Museo Casa de la Troya, a segunda edição deste festival reuniu quarentunas de Espanha, Holanda, México e Portugal. Juntamente com a Tuna Veterana da Universidade Portucalense fomos os representantes do nosso país naquela bela cidade galega.

 

Foram dois dias de grande convívio e que serviu, sobretudo, para divulgar o nome da Quarentuna de Coimbra junto de muitos grupos congéneres. Ainda que parte do programa do festival não tenha sido cumprido pela organização, a nossa participação no espetáculo aberto ao público foi muito boa, arrancando inúmeros aplausos durante e após cada tema apresentado.

 

Vista parcial do palco durante a apresentação de um tema

Na zona antiga de Santiago abundam os bares e os restaurantes, ou não fosse um cidade muito procurada por um grande número de turistas. Aqui e acolá fomos aproveitando algumas destas "áreas de serviço" para aconchegar o estomago.

COIMBRA

Associação Recreativa da Casa Branca

28 de Novembro

Como já vem sendo hábito, em Novembro jogamos em casa. É o espaço onde ensaiamos todos os meses e também por isso, nesta altura, retribuímos com uma atuação. Estivémos rodeados dos amigos mais próximos que vêm escutar o nosso reportório e connosco comemorar mais um ano de atividade. Também serviu para encerrar o programa de comemorações do aniversário da ARCB a quem desejamos longa vida.

© 2012 Quarentuna de Coimbra

  • w-facebook
  • w-youtube

Siga-nos em

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now