Quarentuna de Coimbra
2 0 1 1
As nossas memórias
CANTANHEDE
Espetáculo para angariação de fundos
12 de Fevereiro
Respondendo a um convite/solicitação para participar num espetáculo com a finalidade de angariar fundos para o Grupo de Escuteiros de Cantanhede, a Quarentuna apresentou-se nesta pequena cidade, a 25 quilómetros de Coimbra, de uma forma mais desinibida. O palco transmite experiência e os ensaios confiança.
Nesta participação interpretámos os seguintes temas:
1. Rapsódia do Adriano
2. Cantiga para quem sonha
3. Variações em Ré menor
4. Vira de Coimbra
MOJÁCAR (Espanha)
II Festival Mundial de Tunas
8 a 10 de Abril
A primeira experiência internacional da Quarentuna decorreu na costa sul de Espanha. Apesar de algo desfalcados não quisemos deixar de marcar presença neste evento que congregou tunas europeias e sul americanas, de resto, onde este fenómeno tem dimensão.
Para além da experiência na participação, a deslocação serviu de mote para fortalecer o espírito de grupo. Viajar durante a noite em amena cavaqueira fez-nos recuar aos nossos tempos de estudantes, quando fazíamos algumas pequenas loucuras. Muitas vezes a idade não se mede pelo número de anos que vivemos mas pelo que somos capazes ou estamos dispostos a fazer.
Depois de uma viagem durante a noite, eis que surge um oásis aos primeiros raios de sol da manhã.
A famosa paelha que nuestros hermanos prepararam para todas as tunas presentes no festival.
Embaixada conimbricense no pablo de Mójacar, numa das ruas por onde passou o passa callas.
ALMOÇO
20 de Agosto
E porque a vida do grupo não se faz apenas de ensaios e atuações, no Verão organizámos um almoço de confraternização com a presença das esposas e filhos, tendo eleito a Mata do Choupal como local para o piquenique. Depois do repasto aproveitamos a oportunidade para rever as nossas músicas.
COIMBRA
I Quadragésimo
17 de Setembro
Na primeira edição deste encontro organizado pela Quarentuna de Coimbra estiveram presentes as três tunas de veteranos de Portugal da altura: Tuna Veterana da Universidade Portucalense (Porto), Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Quarentuna de Coimbra . O evento decorreu no Largo da Igreja de Stº António dos Olivais e teve a colaboração da Junta de Freguesia dos Olivais.
Nesta participação interpretámos os seguintes temas:
1. Rapsódia do Adriano
2. Cantiga para quem sonha
3. Variações em Ré menor
4. Não Ames
5. Vira de Coimbra
Este encontro tem também como objetivo homenagear uma figura da Canção de Coimbra. O nosso primeiro convidado foi o Dr. Luis Goes que interpretou connosco o tema Cantiga para quem sonha, o momento alto do espetáculo.
COIMBRA
Associação Recreativa da Casa Branca
15 de Outubro
Espetáculo integrado no programa cultural desta associação, a Quarentuna tocou aqui pela primeira vez. A sua participação resumiu-se a uma pequena intervenção dado o número de temas preparados ser ainda pequeno. O grupo de fados Pardalitos do Mondego, de que alguns elementos da Quarentuna também fazem parte, completou o espetáculo.
ANIVERSÁRIO
17 de Dezembro
Dezembro é mês de aniversário da Quarentuna de Coimbra, motivo pelo qual, depois de uma tarde de trabalho no ensaio, o Cantinho do Reis nos acolheu para um repasto comemorativo desta efeméride.
Já lá vão dois anos de empenho e dedicação a este projeto e as motivação e ambição mantêm-se.