As tunas convidadas foram recebidas na sede da Junta de Freguesia de Stº António dos Olivais pelo seu presidente, o Sr. Francisco Andrade, que distribuíu lembranças pelas tunas, após o qual rumaram a quatro centros de solidariedade social. Aqui tocaram e cantaram para os utentes e seus familiares, levando um pouco de boa disposição e esperança.

Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se o Quadragésimo. O local foi o mesmo e o apoio da Junta de Freguesia de Stº António dos Olivais manteve-se, tornando viável a organização deste encontro de Quarentunas e Tunas de Veteranos. Este ano fomos um pouco mais além e reunimos 5 tunas, a saber: a Tuna Veterana da Universidade Portucalense e a Tuna Veterana do Porto, velhos companheiros destas lides, regressaram a Coimbra. De Espanha vieram a Cuarentuna de Magisterio de Santander e a Antigua Tuna de Distrito de Granada. A Quarentuna, como habitualmente, encerrou o espetáculo e homenageou mais um nome grande do Fado de Coimbra: o Dr Augusto Camacho Vieira.  Com ele interpretámos um dos temas mais emblemáticos da sua longa carreira: Toada do Penedo da Saudade. 

 

Como sempre, o evento abre com um momento dedicado à Canção de Coimbra. Este ano, o grupo Fadvocal foi o convidado.

Cartaz concebido por Carla Macedo

sobre pintura de Arménia Agria

Também houve momentos para reforçar os laços de amizade entre os quarentunos, ou não fosse esse também um dos objetivos des encontro.

(Clicar nas fotos para ver em formato maior)

A tenda da Feira de Artesanato é pequena para albergar todas pessoas que, ano após ano, se deslocam ao Largo para assistirem ao espetáculo proporcionado pelas quarentunas. O ambiente rapidamente aquece à medida que os grupos desfilam pelo palco, fruto das suas contribuições artísticas e pela boa disposição evidenciada. O auge é atingido no fim, quando o nosso homenageado interpreta um tema por nós escolhido e para o qual fazemos os respetivos arranjos.

(Clicar nas fotos para ver em formato maior)

© 2012 Quarentuna de Coimbra

  • w-facebook
  • w-youtube

Siga-nos em

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
Público.JPG