Quarentuna de Coimbra


Completámos a nona edição do Quadragésimo!
Com os apoios inestimáveis da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da Câmara Municipal de Coimbra, o dia 15 de Setembro foi o escolhido para levar a palco mais um edição do Quadragésimo. Convidada a repetente Tuna Veterana da Universidade Portucalense, foi a vez de trazer pela primeira vez a Coimbra a Tuna de Veteranos de Medicina de Santiago (de Compostela).
Já no dia anterior tinhamos estado na Pampilhosa do Botão com estes amigos galegos, sendo o sábado uma continuação desta jornada de confraternização da amizade, a que se juntaram os nossos velhos amigos do Porto.
O homenageado deste ano fugiu ao critério que nos guiou durante todas as outras edições, em que pretendemos homenagear pessoas que deram um pouco de si à música de Coimbra, tendo-as connosco em palco. Desta vez abrimos uma exceção porque o Sérgio Baptista merecia esta atenção. Falecido em Janeiro, e autor de vários temas instrumentais, a Quarentuna pegou em 3 desses temas e juntou-os, fazendo uma rapsódia a que deu o nome de "Sérgito".
No cartaz do festival, também o bandolim é uma referência ao instrumento que tocou durante a sua vida.




Para ouvir "Sérgito", tema dedicado ao nosso Sérgio Baptista, homenageado do IX Quadragésimo, clique aqui
