top of page

Após dois anos em que a pandemia não permitiu a realização do nosso festival, eis que 2022 nos trouxe o regresso à normalidade e, com isso, a décima edição do Quadragésimo!

E esta edição trouxe como grande novidade a mudança de local do festival. Com o objetivo de dar mais visibilidade a um espetáculo que tem sempre grande aceitação por parte do público, escolhemos um local onde há, sempre, muito público: a Praça 8 de Maio.

 

Desta vez, com o apoio da União de Freguesias de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra, no dia 17 de Setembro, e perante um local completamente cheio, desfilaram pelo palco as quarentunas convidadas: Cuarentuna do Distrito de Málaga, Cuarentuna de Córdoba e as portuguesas Tuna Veterana do Porto

Cuarentuna de Córdoba e Tuna Veterana da Universidade Portucalense.

Já no dia anterior a Quarentuna de Coimbra tinha atuado com os nossos convidados espanhóis, na Casa Quinhentista da Pampilhosa do Botão, numa parceria que muito nos agrada pelo acolhimento que nos proporcionam.

O homenageado desta edição foi o Maestro Virgílio Caseiro, natural de Ansião, fez os seus estudos entre Coimbra e Lisboa. Dirigiu várias coros do Porto e de Coimbra e dedicou-se também ao canto no Fado de Coimbra. É autor de vários temas e foi um deles, "Por ti Coimbra", o adaptado para ser interpretado pela Quarentuna nesta edição do Quadragésimo.

O festival terminou com Coimbra cantado por todos os tunos em palco.

bottom of page