Quarentuna de Coimbra
2023
As nossas memórias
PORTO
Memorial Joaquim Matos
28 de janeiro
A Tuna Veterana da Universidade Portucalense organizou um evento em honra do Matos, falecido em Agosto do ano passado, de forma a evocar o seu nome e o seu legado. Estivemos presentes de forma solidária na dor e na saudade com quem lhe era mais próximo: a família e os amigos da TVUP.
GAIA
Douro Reserva
10 de Junho
Cumprindo o que parece ser já uma tradição, lá estivemos, mais um ano, no festival organizado pela Tuna Veterana da Universidade Portucalense: o Douro Reserva.
O Cais da Ribeira (de Gaia) foi o palco onde perfilaram as tunas convidadas, com o Porto pintado no cenário.

COIMBRA
Festival da Lusofonia
25 de Junho
O Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia é um evento que celebra a cultura, música e gastronomia dos países de língua portuguesa, realizado anualmente em Coimbra, e teve lugar no Bairro Norton de Matos, numa organização da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em articulação com as associações representativas das comunidades imigrantes lusófonas em Coimbra.


CASTANHEIRA DE PERA
Festas da Vila
4 de Julho
A Quarentuna de Coimbra, a convite da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, atuou nas festas do concelho daquela localidade que este ano celebra o seu 109º aniversário.

RETIRO
Proença a Nova
14 a 16 de julho
O nosso retiro decorreu este ano perto de Proença, numa aldeia isolada da balbúrdia citadina. Serviu para preparar a próxima edição do Quadragésimo, num ambiente de descontração e de partilha de afazeres, cimentando a amizade no seio do grupo.
Após as refeições, foi hora de pegar nos instrumentos e na criatividade e trabalhar os temas novos.

CANTANHEDE
Expofacic
3 de agosto

Pela primeira vez, a Quarentuna de Coimbra animou um dos palcos da Expofacic, evento de grande dimensão da região e do país.
COIMBRA
Verão a Dois Tempos
14 de setembro
Evento organizado Pela Câmara Municipal de Coimbra, o Verão a Dois Tempos teve como objetivo a celebração das artes, num ciclo que procurou incorporar e difundir ativamente o meio artístico sediado no concelho e região de Coimbra. A Quarentuna aturou no Largo do Poço, junto ao Salão Brasil.
COIMBRA
XII Quadragésimo
22 e 23 de setembro
O nosso Encontro de Quarentunas e Tunas de Veteranos permitiu-nos homenagear o companheiro Manuel João, desaparecido em 2020 mas que, por várias contingências, ainda não tinha sido homenageado no Quadragésimo.
De Espanha vieram a Tuna de Veteranos de La Coruña, pela terceira vez, e a estreante Cuarentuna Universitária de León. De cá, a Infantuna Cidade de Viseu e omnipresente Tuna Veterana da Universidade Portucalense.
A Praça 8 de Maio encheu-se de público para assistir ao desfilar das tunas, acompanhando-as com aplausos vigorosos, demonstração de que este evento continua a ir ao encontro da preferência das nossas gentes.

COIMBRA
XIV Aniversário
16 de dezembro
E vão 14! Todos os anos há um momento de celebração e não deixamos em claro todas as etapas deste percurso.
Este ano fizemos a festa no Sobreiro, ali perto de Condeixa, na associação local que gentilmente cedeu o espaço. Quarentunos e respetivas famílias cantaram os parabéns já sob a égide do espirito natalício.

